terça-feira, 25 de agosto de 2009

A Pirâmide dos alimentos

A pirâmide alimentar é um guia para uma dieta equilibrada e saudável. Ela foi desenvolvida pelo departamento de agricultura americano e oferece orientação simples e fácil para você escolher seu cardápio respeitando sete diretrizes.
O nosso grupo vai falar da nutrição infantil,e no caso das crianças a quantidade de porções modifica-se um pouco na piramide alimentar. Como mostra abaixo:


A piramide é dividida em 7 grupos e esses grupos são:

O grupo dos paes e cereais : Os alimentos desse grupo são ricos em carboidratos, que fornecem as calorias necessárias para o crescimento e para aguentar o pique das atividades diárias. São ricos em fibras e vitaminas do complexo B.

O grupo das frutas: Elas são ricas em vitaminas, principalmente a vitamina A e a C, minerais e fibras, é bom sempre oferecer frutas as crianças todos os dias.

O das hortaliças : Fornecem vitaminas, minerais e fibras responsáveis pela manutenção e o funcionamento do corpo.

O das leguminosas: Feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, soja... Além de conterem carboidratos e fibras, essas sementes são ricas em proteínas. Mas recomenda-se que sejam preparadas ou servidas juntamente com cereais, que possuem aminoácidos que faltam às leguminosas para aumentar o teor protéico.

O das carnes e ovos: São alimentos ricos em proteinas essenciais ao crescimento da criança. As carnes brancas como os peixes são muito recomendados pois possuem proteinas de alta qualidade e em otímas proporções e alguns peixes como a sardinha tem uma gordura benéfica ao coração.

O grupo dos leites e derivados: São fornecedores de cálcio, mineral muito importante para o desenvolvimento dos ossos e dentes. Uma criança deve pelo menos tomar um copo de leite por dia e outros derivados como iogurte pois esses alimentos evitam doenças como e osteoporose. Eles tambem fornecem proteínas de boa qualidade.

Tanto o grupo dos doces e gorduras devem ser consumidos em menor quantidade e frequencia pois são muitos calóricos e pobres em nutrientes. Eles jamais podem substituir os grupos acima na alimentação pois se consumidos em excesso podem provocar doenças como o diabetes, colesterol e anemia.

Na hora da refeição da criança é bom variar os grupos dos alimentos tentando oferecer todos os grupos e dando o bom exemplo preparando alimentos saudaveis e divertidos como saladas com carinhas feitas com vegetais para incentiva-la a gostar de alimentos pouco caloricos e bastante saudáveis previnindo-a de futuras doenças relacionadas a má nutrição.



Fontes:
http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Alimenta%E7%E3o+saud%E1vel

http://www.diabetes.org.br/nutricao/piramide.php


Caroline Cruz Cézar Machado







Nenhum comentário:

Postar um comentário