domingo, 30 de agosto de 2009

Anemia


É a diminuição da hemoglobina presente na corrente sangüinea. Sua função é dar a cor vermelha ao sangue, fazer o transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos e também serve como proteína das hemácias.

Sintomas
- Cansaço
- Taquicardia
- Repulsão dos alimentos
- Palidez
- Fadiga
- Falta de Ar

Como Previnir
- Ter uma alimentação balanceada com verduras, frutas, legumes, carboidratos, etc...
- Comer alimentos ricos em ferro.




Daniela Mansoldo

Desnutrição


A causa mais frequente da desnutrição é a má alimentação, que pode ser causada pela dieta inapropriada e também por má absorção de nutrientes, ou até mesmo anorexia. Essa doença ocorre primordialmente com crianças de países subdesenvolvidos.

Sintomas
- Fraqueza
- Cansaço
- Excesso de sono
- Queda de cabelo

Como previnir
- Ter uma alimentação balanceada com verduras, frutas, legumes, carboidratos, etc...
- Fazer uma dieta rica em ferro.




Daniela Mansoldo

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Dieta? Sim !

Como na postagem anterior tratamos de um assunto que se tornou comum entre os jovens não só do Brasil, mas como do mundo resolvemos falar um pouco sobre dieta
Qual o significado de Dieta?
Errou aquele que pensa que dieta e comer pouco ou até mesmo comer o minimo possivel, dieta nada mais é do que comer o necessario sem exageros moderamente de 3 a 4 quatro vezes por dia, em pequenas porções, de 6 em 6 horas, pois bem ja falamos o modo de como se realizar uma dieta, mas o que comer?

'Consumir frutas, legumes e verduras. Diminuir alimentos gordurosos e o excesso de sal. Evitar doces e tomar bastante água. Todo mundo sabe que essa é a base de uma dieta saudável. Sim, na teoria é fácil. O problema é colocar em prática. Mesmo porque, a correria diária faz que você deixe a alimentação em segundo plano.'

o seguinte paragrafo foi retirado de um sit,sério e especializado em dietas controlado por profissionais, como o proprio idealizador do texto diz, 'o problema é colocar em prática' , não adianta você começar uma dieta sem nenhum tipo de acompanhamento, sem falar que a dieta não é 100% alimentação, existem outros fatores que precisam ser levados em conta para que se tenha um dieta saudavel e equilibrada, como o fator psicologico e até mesmo a pratica de alguma ativadade fisica.

NUNCA comece uma dieta sozinho, NUNCA deixe de fazer uma refeição, e se você acha que precisa de uma dieta procure um especialista, ele sim sera capaz de dizer o que , quando, e de que modo comer.



fonte: http://dietaja.uol.com.br/Edicoes/175/dieta-anote-tudo-e-emagreca-150234-1.asp



Leandro Monteiro.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Crianças obesas sofrem bullying

O bullying é um ato de violência física ou psicologica intencionados e repetidos praticados por uma pessoa.O bullying ocorre principalmente em escolas com crianças que são diferentes da maioria dos outros alunos, os principais alvos são crianças muito acima do peso, muito magras , muito altas e nerds.


As crianças obesas costumam ser alvos freqüentes de bullying por se cansarem mais rápido nas atividades fisícas e por comerem exageradamente pois não tem um controle de horário e de porções certas a serem consumidas. As crianças que praticam o bullying costumam excluir os gordinhos de atividades físicas pois temem em perder aquela atividade pela pouca resistência dele e passam a dar apelidos muito constrangedores.

Muitas crianças vitímas desse ato preferem não freqüentar as aulas por medo de serem humilhadas, e outras preferem iniciar dietas milagrosas para adquirir um corpo magro e se adquar ao modelinho de sociedade para não mas sofrem o bullying. Se esconder do problema ou iniciar dietas milagrosas sem o acompanhamento de um nutricionista não irá acabar com esse problema sério que deixa marcas profundas.


O Bullying é um problema sério que precisa ser extinto, com o apoio do colégio, pais e próprios alunos. O culto do corpo perfeito já está contaminando até as crianças que preferem ser magras do que saúdaveis. Ser obeso nao é ser saúdavel mas não é motivo para ser humilhado, a obesidade precisa de tratamento de uma dieta saúdavel proporcionada por um nutricionista e não ser um motivo para piadinhas.





Caroline Cruz Cézar Machado

Obesidade Infantil


Nosso grupo está abordando as principais informações sobre as consequências de uma má alimentação, para então, levarmos à você soluções para esses problemas.
Agora nosso blog irá mostrar um pouco sobre a obesidade infantil. Muitas vezes os pais esquecem que não são apenas eles que precisam de dietas, deixando então seus filhos livres para comerem o que quiserem, e em qualquer horário. Sendo assim, achamos a seguinte estatística: 40% de nossas crianças estão acima do peso e 15% delas já são obesas.
Todos acham que criança saudável é criança gordinha, e então dizem que elas sim 'comem bem.' Porém comer bem não significa ser rechonchuda, afinal, as crianças assim como os adultos sofrem com doenças causadas pelo excesso de gordura, como por exemplo, o dobro de chances que terá de contrair doenças cardíacas e várias outras ligadas ao sobrepeso, e até mesmo problemas psicológicos decorrentes da fama de 'gordinho'.
Quanto antes a obesidade for combatida, melhor. Os adultos não possuem a mesma facilidade de emagrecer como as crianças, e se uma pessoa que está acostumada desde cedo há ter uma alimentação saudável, provavelmente não será um adulto que lutará contra a balança.
Ter um corpo bonito não é apenas vaidade, e sim uma luta pela vida saudável, por isso as atividades físicas ajudam diretamente a combater a obesidade juntamente com uma boa alimentação.
O link abaixo mostrará a tradicional tabela de pontos usada pelos nutricionistas, para ajudar crianças, adolescentes e idosos a manterem sempre uma alimentação rica em nutrientes, e também proporcionando alguns deslizes como deliciosos sanduíches.
http://saude.abril.com.br/especiais/dieta_pontos/lista/interativa.shtml
Antes de usá-la, procure um nutricionista, pois a quantidade de pontos é diferente para cada pessoa, pois ela é determinada pelo seu peso e sua idade.

Coma saúde!


Luanna Marcondes Cesar

Happy Salad

Nossa ONG esta organizando algumas informações para levar a instituições e a vocês que nos acompanham.


Entre idéias surgiu uma muito boa, a "Happy Salad" que seria um jeito de aprender inglês brincando junto com o conhecimento de comida saudável, em outras palavras, as crianças iriam fazer rostos "Smiles" com verduras, legumes e até fruta (Tomate), e ao acabar teriam que dizer o nome de cada alimento que colocou no prato em inglês (os nomes em português e inglês estariam em um cartaz) as crianças que acertarem todos os nomes e comerem tudo ganham chocolate.

Na opinião do grupo é um jeito de incentivar a educação, tanto escolar como alimentar, e isso é muito bom! O que vocês acham?
.
.
Arthur Souza Rodrigues

terça-feira, 25 de agosto de 2009

A Pirâmide dos alimentos

A pirâmide alimentar é um guia para uma dieta equilibrada e saudável. Ela foi desenvolvida pelo departamento de agricultura americano e oferece orientação simples e fácil para você escolher seu cardápio respeitando sete diretrizes.
O nosso grupo vai falar da nutrição infantil,e no caso das crianças a quantidade de porções modifica-se um pouco na piramide alimentar. Como mostra abaixo:


A piramide é dividida em 7 grupos e esses grupos são:

O grupo dos paes e cereais : Os alimentos desse grupo são ricos em carboidratos, que fornecem as calorias necessárias para o crescimento e para aguentar o pique das atividades diárias. São ricos em fibras e vitaminas do complexo B.

O grupo das frutas: Elas são ricas em vitaminas, principalmente a vitamina A e a C, minerais e fibras, é bom sempre oferecer frutas as crianças todos os dias.

O das hortaliças : Fornecem vitaminas, minerais e fibras responsáveis pela manutenção e o funcionamento do corpo.

O das leguminosas: Feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, soja... Além de conterem carboidratos e fibras, essas sementes são ricas em proteínas. Mas recomenda-se que sejam preparadas ou servidas juntamente com cereais, que possuem aminoácidos que faltam às leguminosas para aumentar o teor protéico.

O das carnes e ovos: São alimentos ricos em proteinas essenciais ao crescimento da criança. As carnes brancas como os peixes são muito recomendados pois possuem proteinas de alta qualidade e em otímas proporções e alguns peixes como a sardinha tem uma gordura benéfica ao coração.

O grupo dos leites e derivados: São fornecedores de cálcio, mineral muito importante para o desenvolvimento dos ossos e dentes. Uma criança deve pelo menos tomar um copo de leite por dia e outros derivados como iogurte pois esses alimentos evitam doenças como e osteoporose. Eles tambem fornecem proteínas de boa qualidade.

Tanto o grupo dos doces e gorduras devem ser consumidos em menor quantidade e frequencia pois são muitos calóricos e pobres em nutrientes. Eles jamais podem substituir os grupos acima na alimentação pois se consumidos em excesso podem provocar doenças como o diabetes, colesterol e anemia.

Na hora da refeição da criança é bom variar os grupos dos alimentos tentando oferecer todos os grupos e dando o bom exemplo preparando alimentos saudaveis e divertidos como saladas com carinhas feitas com vegetais para incentiva-la a gostar de alimentos pouco caloricos e bastante saudáveis previnindo-a de futuras doenças relacionadas a má nutrição.



Fontes:
http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Alimenta%E7%E3o+saud%E1vel

http://www.diabetes.org.br/nutricao/piramide.php


Caroline Cruz Cézar Machado







O inicio

Hoje será a primeira postagem no blog da nossa ONG, que todos os visitantes sejam bem vindos e qualquer problema ou sugestão é só escrever um comentário que estaremos vendo diariamente.
Em primeiro lugar o intuito de realizar uma ONG com a preocupação da nutrição infantil foi pelo grupo observar uma carência de uma boa alimentação na vida das crianças, não principalmente nas crianças carentes como muitos acham, mas também na vida das crianças de classe media e até alta.
A desnutrição e a obesidade são duas preocupações na vida das crianças. Com base em dados do IBGE, em 30 anos diminuiu o numero de crianças desnutridas e aumentou o numero de adolescentes acima do peso (obesos), o que significa que não devemos apenas colocar comida na boca das crianças, devemos saber o que colocamos.


De acordo com os nutricionistas, para que a criança tenha uma alimentação equilibrada, é recomendável que consuma, pelo menos, um alimento de cada um dos três grupos abaixo, em cada refeição:


- Reguladores: frutas, verduras e legumes. São as fontes de vitaminas, minerais e fibras;

- Energéticos: cereais, pães, macarrão, batata, mandioca, farinhas, etc. Estes são as fontes de carboidrato, que fornecem energia ao organismo.

- Construtores: são ricos em proteínas, cálcio e ferro e compreendem as carnes de vaca e frango, peixes, ovos, leite e derivados e as leguminosas como os feijões, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja, etc.

A nossa proposta é levar uma boa alimentação as crianças, principalmente em escolas e instituições carentes, pois os que eles comem na escola levam para casa e para a vida inteira, e posteriormente levar para as casas dessas crianças a boa alimentação, quem sabe até com cartilhas da nossa ONG.
.
Fontes:
.
Arthur Souza Rodrigues